terça-feira, 29 de abril de 2008

Festival de Cinema Fantástico do Rio de Janeiro

(in)Felizmente somente para moradores da cidade maravilhosa!

O que é aquilo que se oculta nos becos escuros da cidade? Quem são aqueles seres que evitam as praias e a luz quente do sol e escolhem sair à noite, quando há escassez de almas nas ruas e quase ninguém para testemunhar sua ronda sinistra? O que esconde a sombra do Cristo, as costas da montanha, as águas do mar?

Há muito que temer e também muito com que se espantar no Rio de Janeiro, todos sabemos. A mágica e o horror do dia a dia na cidade maravilhosa têm uma estranha convivência que nos fascina, choca e arrebata. O que um festival de filmes fantásticos pode acrescentar aos habitantes de uma cidade cuja vocação primeira é a magia, e cujo cotidiano desperta muitas vezes o medo e o terror?

O cinema, assim como o Rio, não cansa de nos arrebatar com sua beleza – que também sempre vem acompanhada de um toque de pavor e de espanto. Mas para além de qualquer possível ponto em comum entre o festival e a cidade, a primeira impressão que se tem é mesmo de estranhamento. Não é à toa que tantos anos se passaram da idealização à realização deste festival, cuja proposta é inédita no panorama da cidade. E é esse estranhamento, essa diferença, essa novidade – seja no Rio, seja no cinema – que buscamos com a proposta do I Festival Internacional de Cinema Fantástico do Rio de Janeiro.

Àqueles que não esperavam por isso, e que nunca pensaram no que está adormecido sob as águas calmas da lagoa ou escondido por trás da máscara do bate-bola, o convite está feito: serão doze dias de sala escura, suor frio, e diversão para ninguém botar defeito.

Para os outros, vampiros de Copacabana, monstros marítimos, alienígenas do planeta Rio, seres da noite: sejam bem-vindos! O RIOFAN foi feito para vocês.

Resumindo: para quem gosta de vampiros, zumbis, alienígenas e cia...

Se você enviar um email para a organização ainda fatura um ingresso para o novo filme do Romero!

http://www.riofan.com.br